DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

No passado dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, o Agrupamento de Escolas de Peniche, na representação do professor André Pinho e da aluna Mariana Alves do 4.º ano, da turma 3/4 BS, deslocaram-se até ao Oceanário de Lisboa para participar na 2.ª etapa da iniciativa Rise Up da Fundação Oceano Azul. Esta Fundação e o Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Educação desenvolvem o Projeto Oceano - Educar para uma Geração Azul (EGA) no qual o nosso Agrupamento também se associa com as mais variadas atividades nestes domínios. Esta segunda etapa juntou vários alunos numa reunião para discussão sobre os temas mais votados e ações possíveis, procurando dar voz aos alunos e envolvê-los na criação de uma carta de ações que será entregue na sessão plenária da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa, no final de junho no Parque das Nações. Esta iniciativa teve a participação de algumas entidades e personalidades como o Sr. Ministro da Educação, Dr. João Costa, da Subdiretora-Geral da Educação, Dra. Eulália Alexandre e o CEO da Fundação Oceano Azul, Dr. Tiago Pitta e Cunha que juntos fizeram parte dos grupos de discussão e elaboração da carta final a apresentar na Conferência das Nações Unidas. No final deste trabalho pudemos realizar uma visita ao Oceanário, participar no cordão humano em defesa do Oceano e participar na inauguração de uma obra artística em defesa do Oceano e realizada com 37 km de cabos de pesca.