“De braços abertos…”Atividade intercultural

Atualizado: 11 de jul. de 2022

O projeto dinamizado pela biblioteca escolar e pelo gabinete de apoio ao aluno e à família com a turma 1.º/2.º A da Escola Básica n.º 3 envolveu alunos de oito nacionalidades, valorizando a diversidade como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento de uma cidadania ativa. As atividades realizadas enquadraram-se no âmbito do projeto “Leitura em família” do Plano Nacional de Leitura. Foi produzido um livro digital, que incluiu a participação das famílias e respeitou as escolhas dos alunos nos trabalhos de pesquisa e tratamento da informação. Este projeto culminou com a apresentação do livro às famílias dos alunos no dia 3 de junho, seguida de um lanche partilhado, com iguarias dos diferentes países. Esta atividade contou com a participação do CLAIM – Centro Local de Apoio ao Migrante do Município de Peniche. As várias atividades realizadas tiveram como objetivo facilitar a integração das crianças, desenvolver o respeito pela diferença, criar um sentido de pertença e aproximar as famílias.

O livro digital elaborado pode ser visionado clicando no seguinte link: https://read.bookcreator.com/jYESK.../hTeHL3MLSQaLhZ_1aMJ11g