escolaspeniche

Carnaval 2023

O Agrupamento de Escolas de Peniche, esteve hoje presente no grande desfile de carnaval Escolar pelas ruas da cidade de Peniche.

O tema deste ano teve como alusão uma ave bem conhecida das nossas gentes mas que, infelizmente, apresenta nestes últimos anos, um decréscimo populacional ao ponto de não se registarem informações sobre a evolução desta espécie em estado de "criticamente em perigo".

De milhares de casais nidificantes nas Berlengas há uns anos, passámos para 0, sendo o último caso de nidificação conhecido em 2002, e parece estar extinto como nidificante em Portugal.

O declínio resulta de afogamento em redes de emalhar, diminuição dos recursos alimentares por pesca excessiva e contaminação por hidrocarbonetos (info: Atlas das Aves Marinhas de Portugal e avesdeportugal.info).

Esperamos que bons ventos os tragam de volta à nossa ilha da Berlenga.

Enquanto isso, as crianças adoraram serem confundidas com pinguins. Para isso, informaram a assistência com prospetos informativos sobre esta ave bem curiosa.

A alegria reinou neste dia de sol e pelo qual ansiávamos há já alguns anos...!