AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COM A SPEA

No final do 3.º período, duas representantes da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) deslocaram-se ao Agrupamento de Escolas de Peniche para desenvolver uma atividade de sensibilização para a proteção do ambiente marinho. Esta iniciativa, de articulação entre a disciplina de Ciências e Tecnologias do Mar, a Biblioteca Escolar e o Clube Ciência Viva da Escola, aconteceu na biblioteca e contou com a participação dos alunos das turmas do 5.ºA, 5.ºD, 8.ºC e 8.ºD. Teve como objetivo primordial demonstrar de que forma os microplásticos podem impactar a nossa vida quotidiana. Os alunos através da utilização de uma aplicação para telemóvel analisaram vários produtos de higiene e beleza do dia a dia e puderam constatar, de forma surpreendente que são inúmeros os produtos em que estão presentes os microplásticos. No final da atividade os participantes concluíram que, no momento da aquisição dos produtos de higiene é possível selecionar aqueles que aparentam não conter microplásticos e, desta forma, contribuir para a redução de microplásticos rejeitados no meio ambiente. Está previsto para o próximo ano letivo outro evento, com a participação dos mesmos alunos numa ação de recolha de resíduos numa praia de Peniche. Dando, deste modo, continuidade a este projeto educativo.