Aventura Educativa em Rovigo – Uma Experiência Erasmus+ do OesteCim
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No âmbito do Consórcio Erasmus+ para o Ensino Escolar, um grupo de professores
representantes de nove agrupamentos de escolas embarcou, entre os dias 27 e 31 de
janeiro, numa verdadeira aventura rumo à pequena cidade de Rovigo, em Itália.
Chamámos-lhe "aventura" porque, à partida, nenhum dos participantes se conhecia e
poucos tinham ouvido falar desta discreta cidade italiana. E, como bem sabemos,
aprender e conhecer algo novo é sempre uma forma de aventura.
O tema do programa centrava-se no Ensino Escolar. Ao longo de cinco dias, tivemos a
oportunidade de conhecer o sistema de ensino italiano, desde o berçário até ao ensino
secundário, incluindo o acesso ao ensino superior.
O sistema educativo italiano apresenta algumas diferenças em relação ao português. A
escolaridade é obrigatória (e gratuita) dos 6 aos 16 anos, podendo abranger até 13 anos
de ensino. Após a conclusão do ensino primário, as aulas decorrem apenas no período
da manhã (de segunda-feira a sábado), o que justifica a inexistência de refeitórios e
bares nas escolas.
Durante a estadia, visitámos diversas instituições de ensino — públicas e privadas,
institutos técnicos, escolas profissionais e até uma escola para adultos. Assistimos a
aulas e contactámos diretamente com a dinâmica pedagógica de cada estabelecimento.
Destacamos o facto de, até aos 14 anos, o trabalho em sala de aula ser amplamente
orientado para projetos e atividades colaborativas. Muitas salas estão equipadas para
apoiar este tipo de metodologia. No final deste ciclo, os alunos realizam exames escritos
e orais. É neste momento que escolhem o percurso a seguir: o liceu, que os prepara para
o ensino universitário; o ensino técnico, que os qualifica para uma profissão, sem
excluir o prosseguimento de estudos; ou o ensino vocacional, que tem como objetivo a
inserção direta no mercado de trabalho. Constatámos que estas decisões são tomadas
com base nas competências e expectativas de cada aluno.
Naturalmente, o programa incluiu também momentos de lazer. Aproveitámos os tempos
livres para explorar e absorver a cultura das cidades vizinhas de Rovigo, com algumas
visitas breves mas enriquecedoras.
Esta experiência proporcionou-nos um contacto direto com uma realidade educativa
distinta, permitindo-nos refletir, comparar e recolher ideias que poderão inspirar
pequenas, mas significativas, adaptações no nosso contexto escolar.

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