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Aventura Educativa em Rovigo – Uma Experiência Erasmus+ do OesteCim

  • escolaspeniche
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

No âmbito do Consórcio Erasmus+ para o Ensino Escolar, um grupo de professores

representantes de nove agrupamentos de escolas embarcou, entre os dias 27 e 31 de

janeiro, numa verdadeira aventura rumo à pequena cidade de Rovigo, em Itália.

Chamámos-lhe "aventura" porque, à partida, nenhum dos participantes se conhecia e

poucos tinham ouvido falar desta discreta cidade italiana. E, como bem sabemos,

aprender e conhecer algo novo é sempre uma forma de aventura.

O tema do programa centrava-se no Ensino Escolar. Ao longo de cinco dias, tivemos a

oportunidade de conhecer o sistema de ensino italiano, desde o berçário até ao ensino

secundário, incluindo o acesso ao ensino superior.

O sistema educativo italiano apresenta algumas diferenças em relação ao português. A

escolaridade é obrigatória (e gratuita) dos 6 aos 16 anos, podendo abranger até 13 anos

de ensino. Após a conclusão do ensino primário, as aulas decorrem apenas no período

da manhã (de segunda-feira a sábado), o que justifica a inexistência de refeitórios e

bares nas escolas.

Durante a estadia, visitámos diversas instituições de ensino — públicas e privadas,

institutos técnicos, escolas profissionais e até uma escola para adultos. Assistimos a

aulas e contactámos diretamente com a dinâmica pedagógica de cada estabelecimento.

Destacamos o facto de, até aos 14 anos, o trabalho em sala de aula ser amplamente

orientado para projetos e atividades colaborativas. Muitas salas estão equipadas para

apoiar este tipo de metodologia. No final deste ciclo, os alunos realizam exames escritos

e orais. É neste momento que escolhem o percurso a seguir: o liceu, que os prepara para

o ensino universitário; o ensino técnico, que os qualifica para uma profissão, sem

excluir o prosseguimento de estudos; ou o ensino vocacional, que tem como objetivo a

inserção direta no mercado de trabalho. Constatámos que estas decisões são tomadas

com base nas competências e expectativas de cada aluno.

Naturalmente, o programa incluiu também momentos de lazer. Aproveitámos os tempos

livres para explorar e absorver a cultura das cidades vizinhas de Rovigo, com algumas

visitas breves mas enriquecedoras.

Esta experiência proporcionou-nos um contacto direto com uma realidade educativa

distinta, permitindo-nos refletir, comparar e recolher ideias que poderão inspirar

pequenas, mas significativas, adaptações no nosso contexto escolar.





 
 
 

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